terça-feira, 28 de outubro de 2014

O cristão e as eleições

   Triste, chateado, decepcionado.
   O resultado das Eleições para eleger o Presidente que governará o nosso país pelos próximos quatro anos me deixou com estes sentimentos. Não o resultado final da contagem de votos, mas o resultado do resultado final da contagem de votos.
Nem em minhas piores previsões eu poderia imaginar ler tanto preconceito e xenofobia depois das eleições. Sei disso porque estou falando a mesma opinião de milhares de pessoas que eu pude ler suas críticas e desespero frente a tal quadro "pós-eleições".
    Mas, em especial, não podia imaginar tamanha demonstração de impiedade de pessoas que conheço do meio cristão dizendo coisas tão rudes contra irmãos da fé e principalmente contra as autoridades que o próprio Jesus, aquele que essas mesmas pessoas chamam de Senhor, instituiu e pediu para que os seus discípulos respeitassem e honrassem.
    É em um episódio como este que percebo o desespero de uma pessoa não-cristã, a qual não teve oportunidade de aprender ou simplesmente não aprendeu sobre a palavra de Deus, que me pergunta "como pode uma pessoa que 'se diz' cristã ir para o céu se as atitudes dela são tão desprezíveis em comparação com alguém que não é cristão?".
   A resposta só pode ser encontrada nas Escrituras Sagradas, a qual é chamada pelo apóstolo Paulo de "loucura do Evangelho", que nos ensinam que somos salvos não por fazermos o que a lei manda, mas por meio da fé em Jesus Cristo, o qual fez tudo por nós na cruz (Rm 3.19-28).
  Porém, voltando para nossa triste situação "pós eleições", principalmente nessa semana em que estamos comemorando os 497 anos da Reforma Luterana, vi nos dias "pré-eleições" tantas pessoas cristãs (ou que pelo menos vêm até a igreja e confessam a fé no Cristianismo) publicando em suas redes sociais e falando publicamente que "devemos orar pelo nosso país e pelo candidato que for eleito" e ainda publicando coisas da semana da Reforma, as quais dizem "Sola Gratia, Sola Scriptura, Sola Fide" (Somente pela Graça, Somente a Estritura, Somente pela Fé), frases defendidas por Martinho Lutero há quase 500 anos atrás. Perfeita postura! Todavia, basta sair o resultado das eleições...
    É desapontador ver o péssimo testemunho dado por pessoas que confessam a fé cristã nesse curto período "pós-eleições". As mesmas que diziam para orarmos pelo país e afirmavam que em sua vida zelam pela confissão do Somente a Escritura Sagrada como base de fé, agora discriminam irmãos da fé que dividem o banco da igreja com elas, repudiam, caluniam, difamam e falam palavras vãs que desprezam tudo o que a fé cristã afirma. É triste saber que essas pessoas perderam uma grande chance de deixar o diabo triste. É muito triste ver que essas pessoas perderam e estão perdendo uma grande chance de engrandecer o nome de Deus através do testemunho sadio de alguém que é além de cidadão brasileiro, é também cidadão do paraíso por meio de Cristo.

"Lembre disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva. Porque a raiva não produz o que Deus aprova." Tiago 1.19-20.

   Por isso, vamos combinar: de hoje em diante, quando nós pensarmos em falar algo, corramos antes de abrir a boca (ou deslisar os dedos sobre o teclado na timeline do Facebook) para a nossa Bíblia e vejamos se aquilo que pretendemos falar está de acordo com a Palavra de Deus. Isso é muito importante para a nossa tarefa como herdeiros da vida eterna aqui nesse mundo.
   Não tentem agradar as pessoas com ideias que agradam somente a elas, ao mundo. Fale aquilo que é agradável diante de Deus, que está no céu!
   E lembrem-se: acima de quem foi eleito, acima da nossa nacionalidade, acima de qualquer coisa que podemos ter escrito em nossos documentos aqui nesse mundo, precisamos sempre nos lembrar que a nossa pátria não é o Brasil, ou qualquer que seja o lugar. A pátria celeste, ao lado de Jesus, é o nosso lugar.
    Orem, testemunhem, orem de novo, honrem aqueles que o nosso Deus instituiu e deu autoridade. Quando difamamos uma autoridade instituída por Deus, estamos difamando o próprio Deus.
Finalizo com a primeira estrofe do hino 389 do Hinário Luterano.

Estamos no mundo, mas dele não somos,
aqui nós vivemos distantes do lar;
a nossa morada de paz se reveste,
a pátria celeste é o nosso lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário